Neste domingo (14) desde as primeiras horas do dia o céu de Campinas vai estar encoberto e com muita nebulosidade. Ao longo do dia, a atuação de uma área de baixa pressão, associada ao corredor de umidade da Região Amazônica, favorece a ocorrência de pancadas de chuva fortes e persistentes.
Essas chuvas podem ocorrer desde a manhã, se intensificar durante a tarde e seguir pela noite e madrugada. Em alguns momentos, há previsão de raios e rajadas de vento, o que aumenta o risco de transtornos, especialmente em áreas mais vulneráveis.
Os modelos meteorológicos indicam acumulados expressivos, principalmente na faixa central do Estado. Com o predomínio de nuvens e a chuva, o dia terá sensação térmica mais amena.
Em Campinas, a temperatura máxima deve ficar em torno dos 26ºC.
Diante da previsão de chuva persistente, redobre a atenção em áreas de risco, como encostas e regiões próximas a rios e córregos. Evite permanecer em locais vulneráveis e acompanhe as atualizações da Defesa Civil pelos canais oficiais.
Região de Campinas em alerta para cinco dias de chuva
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta meteorológico para a região de Campinas devido à previsão de chuvas intensas e prolongadas por cinco dias consecutivos. Uma frente fria de deslocamento muito lento deve atuar entre sábado (13) e quarta-feira (17), elevando o risco de alagamentos e saturação do solo.
Previsão dia a dia
Sábado (13/12) – Chuvas persistentes, com raios, ventos fortes e granizo isolado. Alto risco de transtornos, com a região classificada como tempo severo.
Domingo (14/12) – A frente fria praticamente estaciona sobre o estado, aumentando a continuidade das chuvas. Solo encharcado e maior risco de alagamentos e deslizamentos. A região entra em estado de alerta.
Segunda-feira (15/12) – Chuvas fortes continuam e os índices pluviométricos seguem subindo, agravando a situação.
Terça (16/12) e quarta-feira (17/12) – Chuvas persistentes mantidas por ventos úmidos do oceano. Com o solo saturado, há potencial para transtornos graves, como alagamentos generalizados e deslizamentos.
“Diante deste cenário de chuvas intensas e prolongadas, nosso principal alerta é para que a população evite áreas de risco e siga rigorosamente as orientações dos órgãos oficiais. A prevenção salva vidas”, destacou Sidnei Furtado, coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas.
Orientações da Defesa Civil de Campinas
- Evite áreas com histórico de alagamentos e não atravesse ruas inundadas;
- Acompanhe os alertas oficiais da Defesa Civil;
- Evite locais externos durante ventos fortes;
- Não se abrigue sob árvores, postes ou estruturas metálicas;
- Não estacione veículos sob árvores;
- Recolha objetos soltos em quintais e varandas;
- Durante tempestades com raios, evite locais abertos, estruturas metálicas e contato com água;
- Se um fio de energia cair sobre o carro, permaneça dentro do veículo e acione o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Fique ON
*Com informaçõoes de Agência SP
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Também estamos on no Threads e no Youtube.
LEIA TAMBÉM
Pesquisa aponta que jovens priorizam crescimento profissional mais do que salário ao buscar vaga
Região de Campinas entra em alerta para cinco dias de chuva intensa, diz Defesa Civil




