19.9 C
Campinas
HomeCampinasLei Manuela: projeto que aumenta segurança em piscinas será votado nesta segunda

Lei Manuela: projeto que aumenta segurança em piscinas será votado nesta segunda

- Advertisement -spot_img


A Câmara Municipal de Campinas realiza a última sessão do ano nesta segunda-feira (15). Entre os projetos que serão analisados pelos vereadores está a “Lei Manuela”. A proposta, de autoria de Debora Palermo (PL), regulamenta a segurança em piscinas de uso coletivo na cidade.

O projeto leva o nome deManuela Cotrin Carósio, em novembro de 2024. A menina de 9 anos morreu após ter ficado cerca de sete minutos embaixo da água, após ter o cabelo preso em um dispositivo de uma piscina de um resort de luxo da cidade. Ela chegou a ser resgatada, mas sua morte cerebral foi atestada no dia 4 de dezembro de 2024.

A proposta proíbe o funcionamento de motores de sucção e torna obrigatória a instalação de dispositivos de segurança em piscinas de uso coletivo em praças de esportes, clubes esportivos, academias, condomínios verticais e horizontais, associações, hotéis, pousadas e estabelecimentos congêneres.

O texto foi aprovado em primeira votação, que discute a legalidade, no último dia 3 e, se aprovado em segunda discussão nesta segunda, seguirá para a sanção do prefeito Dário Saadi (Republicanos).

Lei Manuela

O PL (Projeto de Lei) 156/25 (clique aqui para ler na íntegra), de Débora Palermo, incorpora a chamada “Lei Manuela”, do vereador Nelson Hossri (PSD), já que a vereadora protocolou a sua proposta antes. A homenagem à menina foi mantida como nome do projeto.

Apoio da família de Manuela

Enquanto aguarda o desfecho das investigações, a família decidiu transformar o luto em ação. Surgiu assim a Lei Manuela, proposta que busca reforçar a segurança em piscinas e áreas de lazer de uso coletivo.

Em entrevista à EPTV Campinas, em novembro deste ano, a família ressaltou que Campinas já possui uma lei aprovada em 2019 que exige o desligamento de bombas durante o uso da piscina, mas avaliou que a medida é insuficiente.

Segundo eles, ao menos 17 municípios já iniciaram discussões para adotar normas inspiradas na proposta e um projeto similar já foi sancionado em Paulínia.

O que diz o Royal Palm?

Em nota, o Resort Royal Palm afirmou:

Lamentamos profundamente o acidente ocorrido em 2024 e nos solidarizamos com a dor da família e dos amigos.

Desde então, temos colaborado prontamente com as autoridades na apuração de todas as circunstâncias do caso. E, como medida de reforço adicional de segurança, desativamos de forma definitiva a cascata da piscina onde ocorreu o episódio com nossa hóspede.

Reforçamos nosso compromisso permanente com a segurança e o bem-estar de todos, seguindo rigorosamente todos os protocolos de segurança, manutenção e treinamento constante de nossas equipes.

Fique ON

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

Também estamos on no Threads e no Youtube.

LEIA TAMBÉM

Sinfônica de Campinas: maestro Carlos Prazeres deixará Orquestra em 2026

Estudo aponta racismo velado nas filas de adoção; crianças negras esperam mais por uma família





Fonte Link

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Stay Connected
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Must Read
- Advertisement -spot_img
Notícias Relacionadas
- Advertisement -spot_img